Qualidade NOW Foods: livre de metais pesados e transgênicos

Quando se trata de garantir a segurança e a qualidade dos mais de 1.400 produtos da NOW, análises científicas fazem a diferença. A ênfase nos testes é um dos grandes diferenciais na área de fabricação de produtos naturais.

Sobre a Qualidade NOW Foods: referência em nutrição saudável

A empresa norte-americana NOW Foods é considerada atualmente uma grande líder da indústria mundial de produtos naturais. A empresa começou suas atividades em um tempo em que pouco se discutia sobre alimentação saudável e o uso de produtos naturais ainda não estava difundido. No entanto, desde o princípio, conseguiu assumir uma posição de destaque devido à qualidade de suas mercadorias.

O fundador, Elwood Richard, começou com um pequeno empreendimento de nutrição saudável em Chicago, chamado Health House. Este pequeno negócio se expandiu ao longo dos anos, tornando-se uma grande indústria. Hoje, a NOW é responsável pela fabricação de mais de mil produtos, que são exportados para diferentes partes do mundo.

A empresa busca agregar à qualidade de sua produção, valores importantes como sustentabilidade e generosidade. Ao longo de sua história, desenvolveu inúmeros projetos sociais e ambientais, que incluem iniciativas voltadas para a reciclagem, a conservação das águas e o uso de energias alternativas, além de programas de caridade em diferentes partes do mundo.

São realizadas doações e arrecadações constantes, voltadas para populações vulnerabilizadas. A empresa também se mobiliza frequentemente para ajudar vítimas de catástrofes naturais, em locais atingidos por enchentes, terremotos, vulcões e outras situações de emergência que requerem atenção.

Os produtos NOW Foods

A NOW, que começou com a fabricação de seis produtos e um suplemento, produz atualmente cerca de 1.400 produtos e 900 suplementos. Hoje, entre suas principais produções estão os alimentos e suplementos naturais. Na linha de suplementos naturais, eles investem na fabricação de vitaminas, minerais, fibras, prebióticos, antioxidantes, aminoácidos, óleos nutritivos, produtos apícolas, glucosamina, entre outros itens.

Na linha de alimentos naturais, conta com produtos bastante variados, como massas, grãos, farinhas, sementes, óleos, frutas secas, manteiga de amendoim, chás, adoçantes e produtos de cacau. A empresa acredita que os alimentos e suplementos naturais são uma maneira acessível e eficaz de garantir os nutrientes necessários para uma vida saudável e um dia a dia equilibrado.

Além dos alimentos e suplementos, eles também apostam na fabricação de produtos de nutrição esportivaóleos essenciaisprodutos cosméticos e estéticos, e toda uma linha de produção voltada especialmente para os animais de estimação. Por isso, pode ser considerada uma indústria que atua em áreas de produção diversas.

Qualidade & Segurança: por dentro dos Laboratórios da NOW

Uma das maiores preocupações da empresa é com a qualidade de seus produtos, mantendo a atenção constantemente voltada para o processo de avaliação das mercadorias.

A NOW Foods mantém um rigoroso processo de avaliação, através do acompanhamento de todas as etapas de fabricação.

A empresa é uma das poucas do setor a possuir laboratórios de análise interna. Entre estes laboratórios estão: laboratório de preparação e pesquisa, laboratório de testes físicos e testes analíticos, laboratório de microbiologia, e muitos outros. Também conta com os mais modernos equipamentos e uma ampla e capacitada equipe profissional multidisciplinar, que acompanha de perto o processo de fabricação, desde a etapa de planejamento até à avaliação da qualidade final das mercadorias.

Devido a este rigoroso acompanhamento da qualidade NOW Foods, a empresa possui inúmeras certificações, entre elas a certificação da Associação de Produtos Naturais dos Estados Unidos. Anualmente, também é avaliada pela Food and Drugs Administration, obtendo sempre as melhores classificações. Vale destacar ainda a preocupação da fabricante com o respeito às normas GMP (Good Manufacturing Practices), em português “Boas Práticas de Fabricação”.

Como se mede a qualidade NOW Foods?

Laboratórios internos

A NOW é uma das poucas fabricantes a possuir vários laboratório de análise interna. Entre eles:


• Laboratório de preparação analítica – Os químicos analíticos usam numerosos métodos e instrumentos de extração para isolar componentes de diferentes amostras.
• Laboratório de testes físicos – Nestes laboratórios são testados todos os atributos físicos dos ingredientes, tais como peso, espessura, densidade, dissolução, ponto de fusão, entre outros aspectos.
• Laboratórios de testes analíticos – Estes laboratórios reúnem os mais avançados instrumentos analíticos, entre eles a cromatografia gasosa e cromatografia líquida de alta performance.
• Laboratórios de pesquisa e desenvolvimento – Novas fórmulas e ideias são desenvolvidas e testadas aqui. A empresa está constantemente em busca de evolução na combinação de ingredientes.
• Microbiologia – A triagem microbiológica é uma das mais importantes ferramentas para garantir segurança e qualidade NOW Foods. Todos os produtos passam pelo programa de testes microbiológicos.
• Laboratório sensorial – No laboratório de análise sensorial, os produtos são avaliados quanto às suas propriedades sensoriais ou organolépticas.
• Laboratório de cuidado pessoal – Produtos e ingredientes que fazem parte da categoria “Cuidado pessoal” requerem uma análise especializada, feita por este laboratório com equipamentos específicos.
• Laboratório de métodos de desenvolvimento – Se os testes analíticos são o coração da NOW, os métodos de desenvolvimento são o cérebro. É aqui que os cientistas exploram o potencial de novos métodos de produção.

Além destes, a NOW também possui laboratórios de equipamentos específicos:

O laboratório de cromatografia gasosa possui mais de 20 destes instrumentos, que são utilizados para analisar os componentes voláteis das diferentes misturas.

O laboratório de espectrometria de massa por plasma abriga um instrumento de análise sensível e sofisticado, que os químicos usam para determinar a composição elementar de cada amostra de ingrediente.
Certificados e Regulamentação

A GMP (Good Manufacturing Practices), em português Boas Práticas de Fabricação, é uma das principais referências para a fabricação dos produtos NOW.

A NOW foi uma das primeiras fabricantes, em 2000, a buscar a certificação GMP e ganhou a nota A após o intenso processo de auditoria. A última inspeção GMP ocorreu em maio de 2015, realizada pela Food and Drug Administration (FDA).

A qualidade NOW Foods está reconhecida não apenas pela FDA, mas também da NPA (Natural Products Association) e vai além:

• Não permite o uso de ingredientes irradiados.
• Realiza inspeções independentes para verificar a qualidade da matéria-prima dos fornecedores.
• Os laboratórios da NOW são referência no teste de matérias-primas em todo o setor industrial do ramo.
• A NOW é um dos poucos fabricantes a realizar testes em seus produtos finais, graças ao intenso investimento em laboratórios internos.
•Usa a tecnologia mais moderna, tal como absorvedores de oxigênio Ageless, lavagem a gás e embalagens específicas que ajudam na proteção contra a luz e o calor.
• Fabrica com segurança produtos livres de fatores alérgicos.
• Utiliza com moderação ingredientes inativos e mantém para eles os mesmos padrões exigidos para os ingredientes ativos.

A empresa também possui duas certificações adicionais que garantem a qualidade NOW Foods.

• Os produtos e ingredientes orgânicos possuem o certificado QAI (Quality Assurance International), em português Garantia de Qualidade Internacional, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
• Muitos dos produtos NOW estão etiquetados pela Non-GMO Project, o que significa que os produtos são verificados e classificados como livres de ingredientes geneticamente modificados.

Testes e Análises

• A NOW certifica que todas as matérias-primas que entram na fábrica, assim como os suplementos formulados e fabricados fora do local, atendem aos padrões GMP.

• Os fabricantes testam exaustivamente para ter certeza de que não há mofo, bactérias ou qualquer tipo de contaminação biológica.

•  Testam para garantir que as matérias-primas recebidas são exatamente aquilo que o fornecedor promete.

• Testam para ter certeza de que a matéria-prima não contém níveis perigosos de metais pesados.

• Testam para ter certeza de que a matéria-prima não é adulterada.

E checam não somente os materiais provenientes de fora, mas também suas próprias instalações. Tudo isso para garantir que os produtos que você compra estão livres de contaminação.

E por fim, os produtos finais!

Finalmente, quando tudo está misturado e empacotado, a NOW Foods testa os produtos finais, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela FDA cGMPs. Esta rodada final de testes garante que o produto corresponda às especificações e esteja livre de qualquer contaminação que possa ter ocorrido na etapa final da linha de produção.

As instalações laboratoriais da NOW, recentemente renovadas e ampliadas, possuem instrumentos de teste de última geração. Isso inclui espectrômetro de massa por plasma (ICP-MS), cromatógrafos líquidos de alta performance (HPLC), um novo espectofotômetro de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) e um espectrômetro UV/visível (UV/VIS).  Análises primárias também são realizadas internamente usando cromatografia gasosa (GC). Além disso, há um novo espectrômetro de massa de cromatografia líquida de alta tecnologia (TOF-LCMS), que ajuda a realizar testes em produtos difíceis de testar.

Os químicos analíticos da NOW são reconhecidos por estarem entre os melhores e mais talentosos profissionais do mercado. A equipe especializada de cientistas e técnicos trabalha para desenvolver métodos analíticos novos e aperfeiçoados, que tenham precisão e exatidão.

Tu podes ter certeza de que os produtos da NOW estão entre os melhores que o mercado pode oferecer, graças a todos os testes que são realizados a cada passo do caminho.

Fontes:

https://www.nowfoods.com/now/nowledge/nows-world-class-labs

https://www.nowfoods.com/now/nowledge/going-beyond-cgmps

https://www.nowfoods.com/now/nowledge/testing-analysis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *